quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FICHA DE TREINO PARA O 1º TESTE



Nome:____________________________________________Nº ___ Turma ____



1.       Escreve a leitura de cada um dos seguintes números :


1.1.        98 742___________________________________________________________________


 


1.2.        2 537 651 ________________________________________________________________


 


1.3.        4 004 004 004 ______________________________________________________________




1.4.        3,96  _____________________________________________________________________





2.       Representa em algarismos:

2.1.        Quinhentos e trinta mil, novecentas e sete unidades  ______________________

2.2.        Doze centenas   _____________________________________

2.3.        Quarenta e nove dezenas de milhar ______________________

2.4.        Mil trezentas e vinte e sete centésimas  ___________________

2.5.        Doze milésimas ____________________



3. Considera o  número   2 537 651

3.1. Qual o algarismo da ordem das dezenas de milhar? ______________________________

3.2. Qual é a ordem do algarismo 7? _____________________________________________

3.3. Quais as ordens que estão representadas  pelo algarismo 5?________________________

3.4 .Completa  a  decomposição do número, atendendo ao valor das diferentes ordens

 2 537 651= 2 000 000 + __________ + __________ + _________ +_______+ _50_+____



4.       Escreve  por ordem crescente os  seguintes números :

4.1.    99 099  -   90 999  -  90 009  -  99 999 _________________________________
4.2.   49,9  -  50,09  -  50,1  -   49,01  -  50  ______________________________________

5.       Preenche o ponteado com os símbolos  >, < ou =



5.1.  1,2 …. 1,01       5.2.   6,4  .6,40          5.3.  10,129 …. 10,13        5.4.  9,01 ....9,001     



6. Usando  os três algarismos  6, 0 e 2 ,  representa :

6.1.  Um número inteiro menor que 500  _______________________________________

6.2.  Um número decimal menor que a unidade __________________________________

6.3. Um número decimal compreendido entre 2  e  2,1  ____________________________



7. Enquadra cada um dos números decimais entre dois números inteiros consecutivos:

         ___  5,6  ____                     ___  0,9 ___                 ____ 3,27 _____



8. Os números podem representar-se numa recta escolhendo  um  determinado comprimento

para unidade .



8.1. Constrói uma recta numérica e assinala na recta  os pontos correspondentes aos números: 4,2  -   2,4   -  0,9


8.2.Constrói uma recta numérica e indica os números correspondentes  aos pontos A, B e C.



                      
8.3.Constrói uma recta numérica e assinala na recta os pontos correspondentes aos números: 9,53  -  9,543   -  9,537


 
9. Observa as seguintes sequências de números :

1, 3, 5, 7, 9,… -  cada termo é a soma do anterior  com  o número dois

2, 4, 8, 16, …  - cada  termo é o dobro do anterior .





9.1. Tenta, agora, descobrir  os três números  seguintes, em cada uma das sequências:



a)       4, 11, 18,  ___ , ___ , ____                              b)  160, 80, 40, ___ , ____ , ____



c)       99, 88, 77,  ___ , ____ , ____                           d)  3, 7, 15,  ____ , ____ , ____



Arredondamentos

12,519
0, 827
à unidade


à décima


à centésima



10. Faz os arredondamentos  e

 completa o quadro:











11. Representa  os seguintes conjuntos

11.1.  Em extensão :



 Conjunto dos números inteiros maiores que 7 e menores que 12. -



11.2. Em compreensão

    í1,2,3,4 ý    -



    í1,3,5,7ý     -

11.3. Em diagrama





12. Completa as seguintes frases usando um dos símbolos  Π ou   Ï



40,5 ___    ínúmeros inteirosý      ;          87 ___      ínúmeros paresý

      

0____ êN0                                                             ;                               0____ êN                                        







13. Completa e indica as propriedades da adição completa:

     25 + 32 = 32 + ______                          Propriedade______________________________



6,3 +  ____  =  ____  +  6,3  =  6,3        Propriedade______________________________



(1 + 2) + 3 = 1 + (_____+ _____)          Propriedade______________________________



0 + 48,6 = 48,6                                      Propriedade______________________________



14. Os números a seguir representados são os termos  de  duas subtrações:

                        

           82  ;   5,25;   56;   26;    23  ;  17,75



14.1. Coloca-os  no local certo, dentro  da tabela.

Aditivo
Subtrativo
  Diferença

















(Podes  efetuar   as   subtrações  para  confirmares a correção do teu raciocínio)







15.Completa a tabela, apresentando os cálculos



Aditivo
Subtrativo
Diferença
24

17



10,5
9
84


25,7



16 . Realiza os seguintes jogos de números e diz que propriedade  está evidenciada.



16.1. A soma de dois números é  78. Sabendo que um deles é   25, qual é o outro número?

    ( indica e resolve , apresentando  os cálculos)

 R:

16.2.Numa subtração  a diferença  é 30  e o  subtrativo é 9.   Qual é o aditivo?

    ( indica e resolve , apresentando  os cálculos)

 R:



16.3. A diferença entre dois números  é 64  e o maior  é  122.  Qual  é o outro número?            

    ( indica e resolve, apresentando os cálculos)

 R:

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