Definição:
O clube de Matemática é uma actividade de
complemento curricular, com o objectivo de modificar a visão que os alunos têm
acerca da disciplina, mostrando-lhes o lado mais lúdico da Matemática.
Objectivos:
Desenvolver
e aprofundar o gosto pela Matemática;
Desmistificar
as ideias preconcebidas relativamente à Matemática;
Fomentar
nos alunos, a confiança nas suas aptidões para a Matemática;
Ocupar
educativamente os tempos livres dos alunos.
Objectivos especificos :
Ø Realçar os aspectos lúdicos e intelectualmente
desafiantes da Matemática;
Ø Realçar a Matemática com outras áreas do
saber;
Ø Desenvolver estratégias de jogo;
Ø Desenvolver o raciocínio e a capacidade de
resolver problemas;
Ø Promover a interacção entre ciclos, no
âmbito da aprendizagem da Matemática;
Ø Tornar a Matemática mais atractiva;
Ø Desenvolver hábitos de trabalho e
persistência;
Ø Desenvolver a capacidade de cooperação e
comunicação;
Ø Exercitar e desenvolver o raciocínio
e o pensamento cientifico;
Ø Atenuar o insucesso;
Ø Promover a interdisciplinaridade;
Ø Testar novos métodos e materiais que,
posteriormente, poderão ser levados para a sala de aula;
Normas de funcionamento:
Ø o Clube
funcionará na sala ____ às terças-feiras, das 16:10 às 16:55;
Ø o Clube
só pode funcionar na presença de um professor;
Ø o Clube
funcionará com um numero máximo de 16 alunos;
Ø os
utilizadores devem zela pela conservação dos materiais . O não cumprimento
desta norma, implica a reposição do material danificado;
Ø a
inscrição dos alunos é da responsabilidade do professor de Matemática da turma,
mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição própria.
Ø As
mochilas, pastas e outro tipo de material alheio ao clube, não poderão ser
colocados no clube;
Ø Os
alunos que perturbarem o normal funcionamento do clube, serão conduzidos ao gabinete
de promoção à disciplina, abandonando as instalações do clube e correndo o
risco de ver a sua inscrição anulada.
Ø Todos os
alunos que apresentem três faltas injustificadas, serão substituídos pelo
primeiro suplente.
Ø No
inicio de cada sessão os alunos devem assinar uma folha de presenças;
Ø O aluno
deve pedir autorização ao professor responsável para utilizar qualquer tipo de
jogo e esperar que o professor lhe chegue o material solicitado. Não pode por
sua livre iniciativa ir buscar o material pretendido;
Ø Nos
computadores os alunos só podem utilizar software de carácter didáctico, relacionado
com a Matemática, explorar a pagina Web do Clube:
---------------------------------- ou outras paginas também relacionadas com a
disciplina, cujos nomes serão afixados no placard, ou outras, com autorização do professor responsável;
Ø Não pode
sair nenhum material da sala do Clube de Matemática, sem preenchimento da ficha
de requisição, disponível no dossier;
Ø Cinco
minutos antes do toque de saída, os alunos devem ter o cuidado de arrumar o
material que estiveram a utilizar, conferindo sempre a totalidade de peças e
entregá-lo ao professor responsável;
Ø O
professor não deve sair da sala sem conferir que:
·
Não há peças de jogos espalhadas pelo chão;
·
Os jogos estão devidamente fechados e arrumados
nas prateleiras;
·
O armário está devidamente fechado à chave e que
fica no local apropriado.
·
As cadeiras estão devidamente arrumadas;
·
Os computadores estão encerrados.
Intervenientes:
concepção
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departamento de matemática e ciências experimentais
|
dinamização
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Conceição Peres; Isabel neto;
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destinatários
|
alunos do agrupamento
|
coordenação
|
Conceição peres
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Plano de acção
actividades
previstas
|
competências a desenvolver
|
material
necessário
|
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1º e 2º períodos
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“A Matemática
e o Jogo”
jogos de tabuleiro.
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ü Aptidão
para cooperar com os outros;
ü Aptidão
para encontrar estratégias de jogo;
üDesenvolver
capacidades matemáticas, pessoais e sociais.
|
Jogos de tabuleiro:
Hex;
Semáforo;
Jogo do 24;
|
“Partilhar
Matemática”
Dinamização de algumas actividades/ tarefas
desenvolvidas no Clube.
|
üPromover
a interacção entre os vários
intervenientes do agrupamento;
üAptidão
para usar a Língua Portuguesa de forma adequada às várias situações de
comunicação criadas;
üAptidão
para utilizar correctamente a linguagem matemática;
üAptidão
para partilhar e gerir saberes matemáticos, promovendo o desenvolvimento
pessoal e social;
|
Baús de
tarefas:
- Tangran
- Geoplano
- Pentaminó
- Calculadora
- Ábaco
- Dominó
|
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3º período
|
Concurso
de Origami
|
üUtilizar
as novas tecnologias
üDesenvolver
o pensamento matemático exercitando e aperfeiçoando a capacidade e arte de
resolver problemas
üDesenvolver
a autonomia
üPromover
a interdisciplinaridade
|
Materiais de desgaste
|
Concurso “Papagaio”
|
üDesenvolver
o pensamento matemático exercitando e aperfeiçoando a capacidade e arte de
resolver problemas
üDesenvolver
a autonomia
üPromover
a interdisciplinaridade
|
Materiais de desgaste
|
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“A
aventura dos números” e “Matemática divertida”
Teatro
|
üMotivar
os alunos para o estudo da Matemática
üDar um
contributo inovador e enriquecedor ao ensino da Matemática
üResponder
ao entusiasmo dos alunos por este tipo de actividade
üPromover
a interdisciplinaridade
|
|
Avaliação
Ø Observação
do nível de envolvimento, motivação e participação dos alunos;
Ø Feedback
na iniciativa dos participantes e taxa de adesão;
Ø Estudo e
análise do efeito do “Clube de Matemática” no sucesso escolar da disciplina da
Matemática.
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