quarta-feira, 5 de outubro de 2011

REGULAMENTO DO CLUBE

Definição:

O clube de Matemática é uma actividade de complemento curricular, com o objectivo de modificar a visão que os alunos têm acerca da disciplina, mostrando-lhes o lado mais lúdico da Matemática.

Objectivos:

*      Desenvolver e aprofundar o gosto pela Matemática;
*      Desmistificar as ideias preconcebidas relativamente à Matemática;
*      Fomentar nos alunos, a confiança nas suas aptidões para a Matemática;
*      Ocupar educativamente os tempos livres dos alunos.

Objectivos especificos :

Ø  Realçar os aspectos lúdicos e intelectualmente desafiantes da Matemática;
Ø  Realçar a Matemática com outras áreas do saber;
Ø  Desenvolver estratégias de jogo;
Ø  Desenvolver o raciocínio e a capacidade de resolver problemas;
Ø  Promover a interacção entre ciclos, no âmbito da aprendizagem da Matemática;
Ø  Tornar a Matemática mais atractiva;
Ø  Desenvolver hábitos de trabalho e persistência;
Ø  Desenvolver a capacidade de cooperação e comunicação;
Ø  Exercitar e desenvolver o raciocínio e  o pensamento cientifico;
Ø  Atenuar o insucesso;
Ø  Promover a interdisciplinaridade;
Ø  Testar novos métodos e materiais que, posteriormente, poderão ser levados para a sala de aula;

Normas de funcionamento:

Ø  o Clube funcionará na sala ____ às terças-feiras, das 16:10 às 16:55;
Ø  o Clube só pode funcionar na presença de um professor;      
Ø  o Clube funcionará com um numero máximo de 16 alunos;
Ø  os utilizadores devem zela pela conservação dos materiais . O não cumprimento desta norma, implica a reposição do material danificado;
Ø  a inscrição dos alunos é da responsabilidade do professor de Matemática da turma, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição própria.
Ø  As mochilas, pastas e outro tipo de material alheio ao clube, não poderão ser colocados no clube;
Ø  Os alunos que perturbarem o normal funcionamento do clube, serão conduzidos ao gabinete de promoção à disciplina, abandonando as instalações do clube e correndo o risco de ver a sua inscrição anulada.
Ø  Todos os alunos que apresentem três faltas injustificadas, serão substituídos pelo primeiro suplente.
Ø  No inicio de cada sessão os alunos devem assinar uma folha de presenças;
Ø  O aluno deve pedir autorização ao professor responsável para utilizar qualquer tipo de jogo e esperar que o professor lhe chegue o material solicitado. Não pode por sua livre iniciativa ir buscar o material pretendido;
Ø  Nos computadores os alunos só podem utilizar software de carácter didáctico, relacionado com a Matemática, explorar a pagina Web do Clube: ---------------------------------- ou outras paginas também relacionadas com a disciplina, cujos nomes serão afixados no placard, ou outras, com  autorização do professor responsável;
Ø  Não pode sair nenhum material da sala do Clube de Matemática, sem preenchimento da ficha de requisição, disponível no dossier;
Ø  Cinco minutos antes do toque de saída, os alunos devem ter o cuidado de arrumar o material que estiveram a utilizar, conferindo sempre a totalidade de peças e entregá-lo ao professor responsável;
Ø  O professor não deve sair da sala sem conferir que:
·         Não há peças de jogos espalhadas pelo chão;
·         Os jogos estão devidamente fechados e arrumados nas prateleiras;
·         O armário está devidamente fechado à chave e que fica no local apropriado.
·         As cadeiras estão devidamente arrumadas;
·         Os computadores estão encerrados.

Intervenientes:
 
concepção
departamento de matemática e ciências experimentais
dinamização
Conceição Peres; Isabel neto;
destinatários
alunos do agrupamento
coordenação
Conceição peres









Plano de acção


actividades previstas
competências a desenvolver
material necessário
1º e 2º períodos
“A Matemática e o Jogo”
jogos de tabuleiro.
ü Aptidão para cooperar com os outros;
ü Aptidão para encontrar estratégias de jogo;
üDesenvolver capacidades matemáticas, pessoais e sociais.
Jogos de tabuleiro:
Hex;
Semáforo;
Jogo do 24;


“Partilhar Matemática”
Dinamização de algumas actividades/ tarefas desenvolvidas no Clube.
üPromover a interacção  entre os vários intervenientes do agrupamento;
üAptidão para usar a Língua Portuguesa de forma adequada às várias situações de comunicação criadas;
üAptidão para utilizar correctamente a linguagem matemática;
üAptidão para partilhar e gerir saberes matemáticos, promovendo o desenvolvimento pessoal e social;
Baús de tarefas:
- Tangran
- Geoplano
- Pentaminó
- Calculadora
- Ábaco
- Dominó

3º período
Concurso de Origami
üUtilizar as novas tecnologias
üDesenvolver o pensamento matemático exercitando e aperfeiçoando a capacidade e arte de resolver problemas
üDesenvolver a autonomia
üPromover a interdisciplinaridade
Materiais de desgaste
Concurso  “Papagaio”
üDesenvolver o pensamento matemático exercitando e aperfeiçoando a capacidade e arte de resolver problemas
üDesenvolver a autonomia
üPromover a interdisciplinaridade
Materiais de desgaste
“A aventura dos números” e “Matemática divertida”
Teatro
üMotivar os alunos para o estudo da Matemática
üDar um contributo inovador e enriquecedor ao ensino da Matemática
üResponder ao entusiasmo dos alunos por este tipo de actividade
üPromover a interdisciplinaridade



Avaliação

Ø  Observação do nível de envolvimento, motivação e participação dos alunos;
Ø  Feedback na iniciativa dos participantes e taxa de adesão;
Ø  Estudo e análise do efeito do “Clube de Matemática” no sucesso escolar da disciplina da Matemática.

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